Instagram oculta números de curtidas em fotos

A partir de uma nova atualização, o Instagram começou esconder as curtidas em contas no Brasil. Agora, apenas o dono do perfil terá acesso ao número de curtidas e visualizações. Para quem curtir a foto, aparecerá apenas "Você e outras pessoas curtiram isso". Caso queira, o usuário pode clicar na listagem de pessoas que curtiram, mas não haverá um número especificado.

O objetivo da mudança seria priorizar o conteúdo compartilhado em vez de estimular métricas de popularidade. Especula-se que a medida tenha sido tomada por questões de saúde mental dos usuários. A mudança é um teste ainda, que pode ser revisto ou ratificado. O primeiro país a receber os testes foi o Canadá, em maio. Sendo assim, essa ação pode ser estendida para outros países ao redor do mundo.  

E COMO FICAM OS NEGÓCIOS?

O número de likes é uma importante métrica utilizada por agências e marcas para avaliar o engajamento de criadores de conteúdo na internet. Esta possível mudança dificultaria a seleção dos influenciadores que melhor conversam com a estratégia de comunicação, assim como uma mensuração rápida da aderência do conteúdo. 

Então, é de se esperar que algumas mudanças com relação à forma como negócios são feitos nas redes. Selecionamos as quatro maiores mudanças:

1- Comentários e compartilhamentos ganharão ainda mais relevância;

2- Os conteúdos deverão ser de maior qualidade, para que os usuários compartilhem cada vez mais o que realmente acharem relevante, tirando o foco das curtidas;

3- A tendência é que o influenciador passe a entregar relatórios aos patrocinadores;

4- O impacto de criadores de conteúdo que compram curtidas ou usam bots para ganhar seguidores deve diminuir, aumentando a importância dos micro influenciadores (entre 5 e 50 mil seguidores), que tem muito mais engajamento e poder de influência em grupos reduzido de pessoas.

COMO CONTORNAR A SITUAÇÃO

Cabe salientar que as mudanças não se tratam, necessariamente, de um problema. Além de existirem outras métricas de mensuração disponíveis, as empresas deverão se responsabilizar melhor pelo conteúdo produzido.

Com a atualização, fica ainda mais importante investir em marketing digital e gestão de mídias sociais de qualidade.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe em suas redes socias! Para conhecer mais sobre o trabalho da Done!, entre em contato com a agência.
Equipe de Redação Done!, 19.JULHO.2019 | Postado em Blog


  • 1
Exibindo 1 de 1