Novo recurso do Facebook e Instagram irá mostrar quanto tempo o usuário usa os apps


O uso cada vez mais crescente das redes sociais, pode ser percebido pelo número de horas que os internautas passam online em sites de relacionamento, como o Facebook e Instagram, que são os mais acessados pelo público. Dimensionar e controlar esse uso não é uma tarefa tão simples, já que esse acesso é quase que automático e constante em nosso cotidiano. Para isso, ambas as redes estão prestes a lançar um recurso que permite mostrar o tempo que os usuários usam os aplicativos por dia.

Em nova atualização das ferramentas, as mesmas registrarão o tempo de permanência dos usuários nas redes, seja olhando seus perfis, navegando pelo feed, ou simplesmente abrindo o aplicativo por força do hábito. Segundo o comunicado oficial pré-lançamento do Facebook, a empresa se preocupa com a usabilidade do aplicativo, para que seja positiva e benéfica para o usuário. “O tempo que as pessoas passam no Instagram e no Facebook deve ser positivo, inspirador e com propósito”, afirmaram.

Esse novo recurso, anunciado no começo do mês de agosto deste ano, será aplicado primeiramente nos Estados Unidos, sendo disponibilizado no Brasil para testes nas próximas semanas. Como é um projeto-piloto, a estratégia é que 1% dos usuários não tenha acesso ao recurso neste primeiro momento, a fim de testar e comparar o uso do mesmo. Depois dessa fase, todos terão acesso. 

Mas como vai funcionar?
O recurso poderá ser acessado na aba de configurações e na “Seu tempo no Facebook” e no Instagram na aba configurações e “Sua atividade”. Ao clicar nesses locais, será possível enxergar gráficos que representam o tempo em minutos de atividade do usuário, separados em dias. A atualização online do gráfico é feita automaticamente pelos aplicativos, que irão monitorar constantemente a permanência dos usuários.

Outra grande função, que é a mais atrativa para os dias de hoje, é que ambos os aplicativos poderão avisar quando você atingir um limite de tempo diário de acesso, que será estipulado e definido pelo próprio usuário. Por exemplo: se você considera saudável mexer no aplicativo apenas 5 horas por dia, é possível programar um aviso quando você atingir esse tempo.

Para complementar esse recurso, pode-se programar que as notificações sejam silenciadas por até 8 horas ou mais, função essa que já pode ser aplicada para as conversas de WhatsApp, por exemplo. Basta tocar em “Configurações de notificação” para acessar a ferramenta de “Silenciar Notificações Push”. Porém, tais limites e avisos, não impedem que o usuário acesse o aplicativo, sendo livre a opção de continuar ou não navegando nos mesmos.

Atualizações constantes
É preciso ressaltar que ambos os aplicativos vêm avançando em suas atualizações constantemente. O Instagram, por exemplo, lançou recentemente uma notificação que mostra quando o usuário viu todas as atualizações de postagens inéditas do dia. Além disso, os recursos de vídeos ao vivo, stories em ambos aplicativos, entre outros recursos, têm os tornado ainda mais completos para as necessidades dos usuários.

Atualmente, já existem outros aplicativos independentes, que fazem esse controle estimado, como o Quality Time, Moment, Menthal, entre outros.

Se interessa por marketing digital? Então não deixe de ler a Revistinha da Done! com dicas e cases de sucesso em marketing digital. É gratuita!
 
Editorial, 20.AGOSTO.2018 | Postado em Blog


  • 1
Exibindo 1 de 1