Conheça as principais modalidades do Marketing Digital


Desde que começou a se popularizar entre o final de década de 1990 e o início dos anos 2000, a Internet veio passando por mudanças, principalmente na questão do Marketing. Em seus primeiros anos de vida no Brasil, a Internet era apenas mais um veículo de propaganda, como o rádio e a televisão – só que mais limitada. Se antes o Marketing Digital na rede era resumido a banners, hoje ele é muito mais abrangente e interativo.

Quando surgiu, a internet era um veículo de cunho mais informativo. Os usuários entravam na web para fazer pesquisas. Na medida em que os chats, fóruns e blogs foram surgindo, a rede foi deixando pouco a pouco a característica de apenas informar. Ainda nos anos 1990, estes novos canais de comunicação foram conquistando mais público, até finalmente as primeiras redes sociais surgirem, como o Orkut, por exemplo.

A partir daí a Internet passava a se tornar um canal interativo, onde as pessoas faziam não só buscas, como também conversavam com pessoas de outras localidades e compartilhavam suas experiências.

Com a mudança da Internet, o Marketing Digital também se transformou até finalmente se tornar esta indispensável ferramenta que é hoje. Fundamental para o crescimento de empresas e para aproximar a marca do seu público, o Marketing Digital está presente em sites, blogs, redes sociais e até mesmo e-mails.

Neste post, conheça as 3 principais modalidades do Marketing Digital e veja como elas são aplicadas.

Inbound Marketing
O Inbound Marketing, também conhecido como “Marketing de Atração” é uma das principais modalidades do Marketing Digital. Trata-se de um método de publicidade que tem como objetivo conquistar o interesse de seu público de forma indireta.

A promoção dos produtos/serviços da marca ocorre por meio de blogs, e-books, vídeos, podcasts, entre outros. O Inbound Marketing atua de forma diferente do Marketing tradicional, onde as propagandas atrapalham a experiência do internauta interrompendo o conteúdo que ele está consumindo.

Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma modalidade que integra o Inbound Marketing. Esta ferramenta nada mais é do que a produção de conteúdo relevante para o público e futuros clientes.

O grande objetivo do Marketing de Conteúdo é fazer com que a marca em questão se torne uma especialista e referência no assunto, quando comparadas com a concorrência.

Quando a empresa oferece materiais para todas as etapas do funil de vendas (topo, meio e fundo), os clientes em potencial terão seu processo de compra amadurecido e comprarão o produto/serviço da marca, já que ela será vista como especialista.

Marketing Viral
Conforme explicamos no início do artigo, desde que se popularizou, a Internet se tornou um local onde as pessoas não só fazem buscas, como também interagem por meio de conversas, trocam experiências e compartilham conteúdos.

Dentre os canais que melhor proporcionam a interação, estão as redes sociais, por conta de sua instantaneidade. Pensando nisso, nasceu a modalidade Marketing Viral, que consiste na criação de conteúdos nos quais as pessoas irão compartilhar em suas redes sociais.

Entretanto, para que o conteúdo seja compartilhado e se torne um viral, ele precisa chamar a atenção – de forma positiva. Geralmente, publicações bem humoradas ou mais emotivas fazem bastante sucesso. É importante que, nos posts de humor, o cuidado seja redobrado para não ser ofensivo e prejudicar a imagem da companhia.

Se interessa por marketing digital. Então não deixe de ler a Revistinha da Done! com dicas e cases de sucesso em marketing digital. É gratuita!
 
Editorial, 19.SETEMBRO.2018 | Postado em Blog


  • 1
Exibindo 1 de 1