O que é e como funciona o Inbound Marketing


Conquistar novos clientes, se tornar conhecido e vender sua marca. Esses objetivos são fundamentais para o crescimento de um negócio. No entanto, considerando a concorrência que cada empresa enfrenta no seu nicho, essa não é uma tarefa fácil.

Por esse motivo, é essencial investir em estratégias que consigam fazer o seu empreendimento destacar dos demais e alcançar diretamente o seu público-alvo. Um dos métodos com maior potencial sucesso atualmente é o Inbound Marketing.

Se você ainda não utiliza essa técnica, continue lendo e descubra tudo que precisa saber sobre como funciona essa ferramenta.

O que é Inbound Marketing? 
A estratégia do Inbound Marketing faz parte do conjunto conhecido como marketing digital, um método para se divulgar e atrair clientes online. Uma característica dele, como parte deste “novo marketing”, é que ele procura criar um diálogo com os potenciais clientes. Assim, no Inbound, a mensagem deixa de ser unilateral e busca engajar o possível cliente naquilo que propõe. Não à toa, Inbound Marketing pode ser traduzido como “marketing da atração”.

Em vez de correr atrás dos clientes com propagandas diretas, o Inbound atua onde os consumidores estão. Isso permite que eles mesmos se interessem pela marca, o que gera um retorno mais positivo para a empresa. Os principais mecanismos usados são ferramentas de busca, sites, blogs, redes sociais, entre outros. Atuando nessas áreas, é possível entrar em contato com seu público de forma mais informal e direta, sem outdoors e TVs mediando, construindo uma relação.

Como o Inbound Marketing funciona?
Esse método inclui a produção de conteúdo relevante, inovador e personalizado para a demanda que quer atender, valorizando desejos do público. É o uso do SEO com palavras-chave, postagens em blogs, vídeos explicativos, compartilhamento nas redes sociais. Quando o conteúdo é bom e relacionado com a sua marca, você gera uma associação entre os dois. Assim o leitor estará ao mesmo tempo resolvendo sua questão e conhecendo a sua empresa.

Para realizar o Inbound Marketing, é preciso entender sobre jornada do cliente e funil de vendas. O primeiro é o caminho que o consumidor percorre. Desde se interessar por um assunto, até perceber que tem um problema e, por fim, concluir que a sua empresa é capaz de solucioná-lo. O funil de vendas é justamente o estado em que o comprador está nessa jornada. Já que cada etapa pede que forneça um conteúdo diferente:

Topo do funil localiza aquele que tem algum interesse no assunto e busca aprender, sem intenção de compra.
Meio do funil se refere a quem sabe um pouco mais sobre o assunto e agora considera o seu problema em específico.
Considera-se Fundo do funil quando a pessoa já avalia suas opções de solução, já inclinado a consumir.

As 4 etapas do Inbound Marketing
Atração: conseguir os primeiros leitores/espectadores do conteúdo que produz, aqueles que vão se interessar e buscar seu canal constantemente. 

Conversão: converter um visitante em lead, ou seja, quando ele provê alguns dados pessoais, como e-mail e nome, através de um cadastro ou newsletter. São as chances de venda.

Venda: com base nessa confiança inicial do indivíduo, agora é manter seu interesse com conteúdos cada vez mais personalizados até que finalizem a compra.

Encanto: fidelizar um cliente custa menos do que conquistar um novo. Por isso, continue mostrando a qualidade de seus conteúdos e produtos para que ele volte a comprar e ainda divulgue a sua marca para conhecidos.

 
Editorial, 10.OUTUBRO.2018 | Postado em Blog


  • 1
Exibindo 1 de 1