Conheça os seis passos da jornada de compra no inbound marketing



O Inbound Marketing é uma metodologia do Marketing Digital com foco em resultados – ou seja, vendas. As ações efetuadas no Inbound Marketing são divididas em algumas etapas de um processo maior. Juntas, cada uma das seis etapas forma o que chamamos de funil de vendas, ou jornada de compra.

Compreender esses estágios é essencial para elaborar estratégias efetivas. E a agência digital Done! está aqui para te ajudar. Preparamos este artigo com os seis passos do funil de vendas para que você compreenda como cada um deles funciona e entenda melhor o trabalho das agências.

Ah, e caso você queira se aprofundar nos estudos sobre o que é Inbound Marketing, possuímos um material gratuito que pode ajudar. Clicando no botão abaixo você consegue baixar nosso e-book introdutório ao assunto.
 

BAIXAR E-BOOK


Basicamente, o funil funciona assim:
 

1-        Atrair


A atração compreende a etapa focada em trazer visitantes (possíveis clientes) para os canais digitais da empresa, tanto redes sociais quanto blog. Em linhas gerais, essa etapa visa gerar tráfego. Quando é realizada com sucesso, o resultado mais notável é o aumento no número de visitantes únicos. Aqui é onde mais são utilizadas as ferramentas de anúncio.  
 

2- Converter


Etapa importantíssima, onde ocorre a transformação de um visitante para Lead por meio de uma conversão (preenchimento de formulário). Tais ações se caracterizam por capturar informações dos visitantes, normalmente ofertando algo em troca (como um e-book, webinar ou algo do seu interesse). Essas informações são posteriormente utilizadas para que a empresa se relacione com esse possível cliente.
 

3- Relacionar


Passo em que se desenvolve o relacionamento entre a empresa e um possível comprador, conduzindo-o pela jornada de compra até o momento ideal de uma abordagem comercial. Esse processo de relacionamento pode ser longo, e se estender mesmo até depois do momento de compra (retenção). Quando dá certo, os leads são qualificados para se tornarem oportunidades de negócios.
 

4- Vender


Após a entrega de oportunidades para o time de vendas, cabe a esse fazer uma abordagem consultiva e fechar novas contas. Com o trabalho do marketing na geração de interesse, esse processo de vender para o público certo é facilitado.
 

5- Analisar


Parte essencial do funil de vendas, a análise deve estar presente em todas as etapas, como forma de entender e otimizar ações para manter a máquina de vendas com bom funcionamento. Assim, o processo fica cada vez mais ágil, e os retrabalhos são eliminados.
 

6- Reter


Estágio nem sempre citado, porém de grande relevância, com foco em reter os clientes adquiridos e estimular novas compras. Essas compras podem ser cross-sellings e upgrades de contrato, por exemplo.
 

Retomando conceitos


Compreender a lógica da jornada de compra no inbound marketing garante uma boa gestão dos resultados alcançados e impacto positivo no seu negócio. Por isso, cada etapa do funil é extremamente importante para o desenvolvimento de ações direcionadas e alinhadas com os resultados esperados.

Para compreender mais ainda sobre o tema, você pode também baixar de graça nosso e-book de Introdução ao Inbound Marketing. Neste guia, você encontra as diferenças entre esta e a tradicional forma de marketing, os passos para fazê-la, quais resultados esperar, etc.
 

BAIXAR E-BOOK


Conheça a Done!


A Done! é uma agência digital focada em automação de marketing, marketing de conteúdo e gerenciamento de mídias. Somos parceiros certificados da plataforma RD Station. Para conhecer melhor nossos produtos e serviços, clique aqui. Você também pode solicitar uma apresentação por nosso formulário de contato.
Equipe de Redação Done!, 02.MARÇO.2020 | Postado em Blog


  • 1
Exibindo 1 de 1