5 dicas para fazer um bom atendimento nas redes sociais



As mídias sociais são muito importantes para que a marca tenha um contato próximo ao cliente. Além disso, auxiliam na construção da imagem. Por meio das postagens, é possível manter e criar uma identidade ao longo do tempo. Como as redes sociais são um mecanismo muito utilizado pelos clientes para feedbacks, reclamações e tirada de dúvidas, é importante estar atento ao atendimento nesses canais.

Sim, o atendimento pela internet também é importante. E há dados que comprovam isso. Uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review apontou que 40% dos consumidores que experimentaram problemas em atendimentos contaram isso para no mínimo dez pessoas. Já quem teve um bom atendimento não fez o mesmo – apenas 23% disse espalhar a informação.

Com essas informações fica muito simples entender a importância de prestar um bom atendimento nas redes. A Done! separou 5 dicas para te auxiliar nessa tarefa. Confira:
 

1- Selecione os canais


Menos é mais. Por isso, quanto mais perfis em redes sociais a empresa possuir, maior a carga de trabalho. O time deve avaliar se é mesmo válido estar presente em todas elas. A recomendação é manter o básico: Facebook e Instagram. A depender do tipo de negócio, LinkedIn, Twitter ou YouTube também são importantes.
 

2- Centralize os canais de atendimento


Existem várias ferramentas que gerenciam as mídias sociais de maneira unificada. Com elas, é possível alternar de comentários no Instagram para Mensagens no Facebook com apenas um clique – e um único login. Porém, na operação dessas ferramentas, o ideal é que a empresa conte com um profissional especializado.
 

3- Fale a mesma língua do cliente e interaja com ele


Será que para as redes sociais é preciso utilizar tantos termos técnicos e do mundo dos negócios? Principalmente nas interações diretas, seja menos formal. Considere encurtar o tamanho das frases, e até incluir alguns emojis. Isso humaniza a comunicação. Mas, não exagere! Cabe lembrar que bom dia, por favor, desculpe e obrigado nunca saem de moda.

Aproveite a possibilidade de posicionar mais despojadamente nas redes e interaja com os clientes. Responda comentários, pois isso aumenta o engajamento e pode até gerar seguidores mais fiéis. O conteúdo rico pode te ajudar – nas postagens, inclua links, vídeos, e conteúdos novos. Seus clientes se sentirão importantes e atualizados.
 

4- Esteja atento ao tempo de resposta


Não ignore os clientes, nem os deixe esperando! Uma das chaves para o atendimento ideal é responder rápido e de forma precisa. Nada de deixar as mensagens esperando dias até que se acumulem. Para que isso não aconteça, o ideal é investir em uma equipe de marketing específica para essa tarefa. Eles estarão sempre a postos.
 

5- Evite deletar comentários


Esta dica é muito importante. Por mais que os comentários pareçam incômodos, apagá-los não resolve nenhum problema. O ideal é deixar as reclamações publicadas, chamar o autor no privado, e oferecer a ele uma solução. Depois, se possível, deixar uma mensagem pedindo desculpas, lembrando que uma solução foi oferecida no privado e desejando uma nova experiência melhor.

Assim, você demonstra transparência da empresa. Quem visualizar o comentário e a resposta buscando uma solução tende a ficar muito mais satisfeito. Essa dica não é válida para comentários ofensivos e preconceituosos. Esses não devem ser tolerados.
 

Como fazer o atendimento funcionar?


Falamos de 5 dicas que incentivam as boas práticas no atendimento em redes sociais. Mas, será que você tem o tempo necessário para se dedicar a isso? E a expertise necessária? Investir em uma agência é garantir que suas redes estejam nas mãos dos profissionais certos.

Considere solicitar um orçamento! Nós da Done! estamos prontos para fazer o gerenciamento completo de redes sociais de sua empresa. Caso você queira saber mais sobre marketing, continue lendo nosso blog, ou acesse o e-book que preparamos! Nele, damos uma introdução ao inbound marketing, uma modalidade promissora do mercado.


Equipe de Redação Done!, 12.DEZEMBRO.2019 | Postado em Blog


  • 1
Exibindo 1 de 1